Ciclismo: 3 treinos intervalados para você escolher

0
495
Ciclismo

O treino de ciclismo é sempre uma boa opção para os amantes do pedal. Além dos muitos benefícios que pedalar proporciona para o corpo e para a mente, o exercício pode ser ainda mais estimulante quando, por exemplo, o atleta desafia seus próprios limites.

Um bom treino para veteranos leva em média, 1 hora por dia, 3 vezes por semana. Para os novatos, um treino de 30 minutos por dia é o ideal para ganhar mais condicionamento físico. Claro, que antes de montar um treino, o instrutor deverá fazer o monitoramento.

Percepção de Esforço

Segundo a educadora física, Aline Santiago, existem várias ferramentas para monitorar a intensidade de um treino. A mais comum, e talvez, mais eficaz, para personalizar o trabalho adequado ao  perfil de cada pessoa, é a percepção de esforço.

A escala vai de 0 a 10, sendo 0, quase nenhum esforço, e 10, o esforço máximo. As escalas são medidas, usando a frequência cardíaca. Uma das formas de calcular a frequência máxima, usa-se a fórmula: 226 menos a idade do atleta. Claro que esse resultado pode variar, de acordo com a individualidade biológica de cada um.

Treinos Intervalados

Agora que você já sabe os cuidados que deve tomar antes de uma aventura de ciclismo, separamos 3 treinos intervalados para iniciantes, intermediários e veteranos. Vale lembrar que, para os novatos, é recomendado pedaladas leves e maior tempo de descanso.Mas antes de começar, siga algumas dicas:

  • O lugar do treino deve ser plano;
  • Escolha 2 exercícios para a semana;
  • Treine em dias intercalados;
  • Seja moderado;
  • Não esqueça do aquecimento e dos alongamentos;
  • Prefira os modelos speed ou mountain bike.

Treino 1

Nível de esforço: Máximo (100% da sua frequência cardíaca máxima – FCM).

Como fazer: 8 sprints de 20 segundos. Descansar 10 segundos de pedalada fácil entre os sprints. Devem ser feitas entre 2 a 4 séries com tempo de descanso de 2 ou 3 minutos entre as séries.

Benefícios: você ficará mais forte e fulminante;

Treino 2

Nível de esforço: 90% da sua frequência cardíaca máxima – FCM.

Como fazer: 5 intervalos de 6 minutos, com 3 minutos de descanso entre eles girando leve.  Você deverá manter a mesma velocidade e distância percorrida em todos os intervalos. 

Benefícios: impulsiona o seu limiar anaeróbico.

Treino 3

Nível de esforço: até onde você conseguir.

Como fazer: 6 intervalos de 8 a 10 minutos com 5 minutos de pedalada fácil entre eles.

Benefícios: dará mais resistência para treinos intensos.

Quer saber mais dicas sobre outros tipos de treino ? Clique aqui e saiba como se manter em forma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui